Começar a frequentar a escola é um grande desafio. E o período de transição e adaptação à nova realidade não tem tempo certo, uma vez que diversos fatores podem interferir: “O nível de autonomia da criança, se ela tem um convívio social amplo ou restrito, se a família está segura com seu ingresso na escola ou não. Esses e outros aspectos justificam o tempo e o formato da adaptação”, explica Lilian Costa, diretora pedagógica da Escola Infantil Visconde de Sabugosa, que recebe alunos de 1 a 5 anos.
O sucesso da adaptação requer que os pais estejam seguros da escolha que fizeram. Por isso, Lilian convida as famílias a conhecerem a proposta pedagógica e tirarem todas as dúvidas. “A segurança dos pais passa para os filhos. A criança tem uma sensibilidade diferente da do adulto e capta tudo no ar.”
Adaptar é confiar, se sentir confortável com as pessoas e no local. Assim, a insegurança vai passando à medida que se conhece cada pessoa e o espaço da escola: “Há aquela criança que fica bem inicialmente, explorando tudo, eufórica com tanta novidade. Porém, ela pode ter uma reação tardia quando percebe que a escola é todo dia, não só quando quiser, reagindo com choro, às vezes inapetência, sono agitado, voltando com o bico…”.
Lilian sabe a importância de a adaptação ser bem conduzida, uma vez que é a primeira experiência escolar da criança: “Toda a equipe participa da adaptação, do porteiro ao professor. E o aluno, normalmente, escolhe uma pessoa como referência, facilitando a ligação com a escola”. Ela pede que os pais levem objetos de apego dos filhos, como paninho ou bicho de pelúcia, pois são recursos que lhes dão segurança. Alguns hábitos familiares também ajudam, como despedir da criança quando forem sair, dar autonomia e vibrar com suas conquistas, falar a verdade, entre outras.
O passo seguinte é fazer uma reunião com os pais dos novatos para explicar todo o processo de adaptação: “É um encontro muito interessante, cada pai tem seu grau de ansiedade e há vasta troca de experiências”. Nos primeiros dias da criança na escola, a Visconde organiza uma salinha para os pais: “A presença deles é um ponto de referência caso ela queira vê-los. Alguns pais ficam até mais ansiosos que os filhos, é interessante perceber que eles também passam pela adaptação”.
O papel do professor no processo é primordial, pois ele precisa conquistar a confiança do aluno: “Entregamos uma ficha para os pais preencherem com as mais diversas informações da criança, como o nome dos avós, das pessoas que convivem com ela e até do bichinho de estimação. Quando o professor se refere a eles, passa uma proximidade, possibilitando estreitar laços com a criança. Ficamos atentos a cada aluno, uma vantagem da escola pequena como a Visconde”.
A adaptação também ocorre com alunos vindos de outras escolas: “Essa criança precisa ser acolhida após ter deixado um lugar onde tinha vínculos para entrar num grupo já formado”. A pandemia também traz desafios à Visconde: “Várias crianças ficaram sem se socializar, então estamos recebendo uma geração mais arredia e insegura”. Faça uma visita para conhecer a Visconde de Sabugosa e dê a seu filho uma adaptação e/ou transição mais humanizada e tranquila!