Visconde de Sabugosa: onde as crianças evoluem

Infância tem descobertas, desafios e aprendizados. O processo não é fácil e, se mal orientado, pode significar grandes dificuldades futuramente. Participar ativamente do desenvolvimento das crianças requer uma educação profissional, o que a Escola Infantil Visconde de Sabugosa oferece desde 1970: “Atendemos crianças de 1 a 5 anos (manhã ou tarde) num espaço projetado para ser escola, localizado em uma rua tranquila. Temos convênio com bons colégios, o que permite uma transição tranquila para o ensino fundamental”, explica Lilian Costa, diretora pedagógica. 

A Visconde quer seus alunos evoluindo todos os dias: “Preciso entender os seus pensamentos para poder intervir e ajudá-los. Se eu não ouço o meu aluno, não sei o que pensa, e turmas reduzidas ajudam nessa escuta”. Uma das prioridades é habituar as crianças a fazerem escolhas, bases da autonomia e da independência: “Aqui não temos castigo nem cantinho do pensamento, mas muita conversa para construirmos regras e combinados. Se a criança testa, infringindo regras, damos a ela a opção, por exemplo, de escolher entre participar das brincadeiras com o grupo, cumprindo o que foi acordado, ou se privar da mesma, apenas observando. A escolha depende da criança, não da imposição do adulto. Ela tem a chance de refletir sobre suas atitudes”. Lilian argumenta que essa criança será um adulto mais bem resolvido, que busca estratégias para solucionar problemas. “80% da personalidade é formada até os 7 anos e nós contribuímos positivamente com isso”. 

Outro objetivo da Visconde é ensinar a criança a se ver na perspectiva do outro, trabalhando a empatia: “Recebemos alunos a partir de 1 ano, fase onde predomina o egocentrismo. Quando chegam aqui, eles precisam conquistar seu espaço. Estimulamos e valorizamos cada conquista deles, pois estamos preparando-os para serem emocionalmente estruturados, de bem com eles mesmos e com os outros”.

Para atingir essas metas, a Visconde cria ambientes para trabalhar diferentes habilidades: “Brincar na educação infantil é socializar, enfrentar desafios internos, ganhar, perder, frustrar, negociar, buscar estratégias etc. Temos objetivos definidos para cada atividade realizada”. Todo cantinho da escola foi aproveitado para proporcionar um desafio diferente. O Mercadinho do Visconde simula a compra e a venda, o Bosque do Saci abriga piqueniques, contação de histórias e brincadeiras, o Reino das Águas Claras tem uma ducha para os dias de calor. “Temos a sala multimeios, a horta, tanque de areia, espaço para pintura, argila etc. O pátio central é palco de brincadeiras e apresentações culturais”. As aulas de ioga ajudam os alunos a criar foco e há, ainda, aulas de música, educação física e inglês diário. Por sua vez, as aulas de robótica, balé e judô aguardam os protocolos para voltarem.   

Lilian tem um recado: “A escola infantil menor tem uma acolhida melhor no sentido de ouvir e estimular a criança, respeitando suas individualidades. A partir daí ela se fortalece para ir com mais segurança para uma escola maior. Construímos alicerces sólidos. Venha conhecer nossa proposta de trabalho!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Últimos artigos

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na Visconde.