Consideramos a introdução da criança na escola como um momento delicado e importante de descoberta de um novo espaço, composto de pessoas, valores e sensações. É quando as crianças começam a aprender a se conhecer, a observar e a se integrar ao ambiente que as cerca, numa relação experimental com o mundo fora do círculo familiar.
Baseada nisso, a Escola Infantil Visconde de Sabugosa oferece uma proposta pedagógica construtivista sociointeracionista, na qual o desenvolvimento infantil é visto como um processo constante de aprendizagem e amadurecimento que depende das dimensões social, afetiva e cognitiva. Ser construtivista requer postura de respeito entre adultos e crianças e participação ativa destas nas atividades propostas, empoderando-as como protagonistas da construção de seu aprendizado. Assim, desenvolvem uma imagem positiva de si e atuam de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo e superando limitações, sabendo também lidar com eventuais frustrações.
Aqui, as conquistas acontecem no dia a dia através de experiências coletivas que favorecem a solidificação da personalidade dos educandos como seres empáticos e sociáveis, ampliando e estabelecendo vínculos, para que reconheçam sua participação no mundo, de forma autêntica.
Com o número reduzido de alunos por turma, respeitamos o ritmo de aprendizagem e damos atenção personalizada às necessidades de cada um. Assim formamos um espaço propício para que exteriorizem sentimentos muitas vezes não verbalizados, enquanto os auxiliamos a identificar e nomear emoções.
No decorrer da rotina, são estabelecidos com o grupo os chamados “combinados”, de forma a perceber o que a convivência exige de cada um e visando a harmonia do sujeito com o outro, com o tempo e o espaço. O envolvimento no processo de construção das regras facilita a compreensão e coerência na sua devida aplicação.
Para o pleno desenvolvimento dos diferentes potenciais dos pequenos, os planejamentos semanais investem no estímulo das Inteligências Múltiplas, sendo elas: Interpessoal, Intrapessoal, Emocional, Espacial, Musical, Pictórica, Linguística, Matemática e Naturalista.
Trabalhamos com a Pedagogia de Projetos, metodologia que leva as crianças à condição de pesquisadoras curiosas em busca de informação e meios criativos de solucionar problemas, construindo, assim, uma relação prazerosa e estimulante com o estudo, hábito que levarão para a vida toda.
Acreditamos que uma das vantagens da sensibilização para novos idiomas na primeira infância é que as crianças aprendem rápido e de forma sólida e duradoura. Por isso, oferecemos um projeto bilíngue e o contato com a língua inglesa é feito diariamente, inserido nas situações cotidianas escolares de forma lúdica e transdisciplinar, para uma aquisição fluida e divertida.
Nos orgulhamos de conduzir nossa proposta em um ambiente seguro com infraestrutura adequada e planejada, profissionais qualificados e atendimento acolhedor às famílias, em um clima agradável de segurança, conforto, tranquilidade e alegria, condições imprescindíveis para as evoluções pedagógicas e formação saudável da identidade das crianças
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
- Cora Coralina.
Professores organizados, dinâmicos, criativos, proativos e alegres, bons exemplos a serem seguidos
Espaço planejado para a segurança, conforto e autonomia das crianças.
Atividades que proporcionam o desenvolvimento das mais diversas habilidades.
Somos parceiros da família na educação da criança
Clique para um WhatsApp!