O Sistema Bolha consiste em resumir a convivência das crianças de cada turma com o mínimo de pessoas possível, de preferência unicamente com a professora titular.
Para que o sistema seja eficiente é importante que todos estejam comprometidos, policiando comportamentos não só na escola, mas também fora dela.
Outros profissionais participam da limpeza da escola e preparo do lanche com todos os equipamentos de segurança e sem contato direto com as crianças.
Nossas turmas são reduzidas, com no máximo 12 crianças, por isso não precisamos dividi-las, apenas evitamos intercâmbio entre elas.
Leia abaixo os protocolos adotados.
Toda a comunidade, inclusive escolar (pais, crianças, colaboradores e parceiros) vem vivendo as consequências da pandemia. Não sabemos ainda a longo prazo qual o impacto disso em nossas vidas, mas não podemos deixar de considerar os diferentes sentimentos vividos por nossas crianças ao verem suas rotinas se transformarem de repente e suas relações serem restringidas.
Preparamos nossa escola para receber as crianças organizando o espaço, ajustando os protocolos e capacitando nosso pessoal de forma tranquila e responsável.
Para nos ajudar no momento de reabertura de forma consciente, contamos com a ajuda da RCS (Rede de Cuidados de Saúde), empresa de telemedicina.
Desenvolvemos um protocolo de ações para o retorno composto de medidas baseadas nos órgãos de saúde e em outros protocolos e práticas bem sucedidas observadas em outros países que já retomaram seu cotidiano.
Mapeamos os passos das crianças na escola para garantir que elas tenham um ambiente seguro e minuciosamente cuidado, seguindo as recomendações das autoridades competentes.
O objetivo dos protocolos é minimizar as chances de transmissão, por meio de medidas que podem ser intensificadas ou relaxadas progressivamente, conforme a evolução da pandemia e da situação do sistema de saúde.
A flexibilização de funcionamento das escolas pode ser feita em escalonamentos de dias, mas não se aplica à Visconde, que tem em sua proposta turmas menores.
Os familiares recebem um termo de responsabilidade e compromisso que deve ser lido e assinado declarando conhecimento das normas estabelecidas e se comprometendo a cumpri-las.
Nossa equipe passou por um treinamento criterioso para acompanhar, monitorar e orientar as crianças nas medidas de proteção, com objetivo de evitar aglomerações e uso inadequado da máscara.
Os professores trocam de roupa e calçados ao chegar na escola, usam óculos de proteção ou proteção facial e máscaras reutilizáveis com trocas regulares. Trabalhamos para usar apenas os espaços delimitados para aquele dia (horário previamente elaborado).
As crianças tem uma rotina sistemática de higienização das mãos com água e sabão durante os turnos, além do uso do álcool gel.
Após o término das aulas, é feita com solução desinfetante apropriada a limpeza e higienização dos ambientes da escola e dos espaços que forem usados por outra turma, como a biblioteca e o Bosque do Saci.
A professora se encarrega da higienização da sala durante a aula usando álcool 70% para limpar superfícies, maçanetas, corrimões, objetos e brinquedos sempre que possível.
Os professores devem ter sempre consigo recipiente com álcool.
As mochilas são desinfetadas com álcool. Sugerimos evitar o transporte de objetos entre a casa e a escola.
Na segunda-feira, unicamente, que é o Dia do Brinquedo, recomendamos levar algo de fácil assepsia.
Todos devem lavar as mãos com frequência, usando água e sabão. Deve-se esfregar as unhas, entre os dedos, palma e dorso das mãos, estendendo a lavação até os punhos.
Realizamos com as crianças abordagens de conscientização dos procedimentos adequados de higienização.
As portas e janelas das salas de aula devem permanecer abertas para ventilação.
A temperatura das crianças e funcionários é aferida periodicamente.
Os familiares são orientados na sua corresponsabilidade para o sucesso das medidas.
Os materiais utilizados pelas crianças são de uso específico da bolha (massinha, lápis de cor, de escrever, borracha, caneta hidrográfica, tesoura, cola, caneta hidrocor…).
Antes de utilizar os objetos a criança deve higienizar as mãos.
É priorizado o uso das áreas externas.
Pedimos que as crianças tragam suas garrafinhas para água e a retornem todos os dias para serem higienizadas em casa.
Clique para um WhatsApp!